Métodos Hormonais de Contracepção

Pílulas






Esse é o método anticoncepcional preferido entre as mulheres jovens. As pílulas são bem eficientes e confiáveis.

Como funciona:

Por apresentarem dois tipos de hormônios são chamadas de combinadas e são divididas em pílulas monofásicas, bifásicas e trifásicas. A pílula é chamada de monofásica quando toda a pílula da cartela tem a mesma dose de estrogênio e progestagênio. E bifásicas e trifásicas quando a dose de hormônios varia em dois ou três estágios. Para este tipo de pílula é extremamente importante tomar as pílulas exatamente na ordem indicada. Se você for tomar a pílula pela primeira vez, você deve começar no primeiro dia da menstruação que equivale ao primeiro dia do ciclo e tomar durante os 21 dias (ou 22 dias) até o dia da pausa, período de 7 dias (ou 6 dias). Neste período você terá sua menstruação normalmente. Imediatamente após o 7º dia da pausa (isto é, 8º dia do ciclo) comece a tomar a próxima cartela mesmo se a sua menstruação não tenha acabado.

Vantagens:


-Eficiência de 99% na prevenção de uma gravidez.
- Nas mini pílulas, os efeitos colaterais são praticamente inexistentes.
- Há outros benefícios além do contraceptivo como:
Regularização do ciclo menstrual, tornando-o mais curto e menos dolorido. Diminuição da tensão pré-menstrual. Diminuição da possibilidade de uma anemia devido a uma menor quantidade de sangramento. Ajuda no fortalecimento dos ossos. Possui 80% menos chance de um câncer no útero. E 50% a menos são as chances de um câncer nos ovários.

Desvantagens:

- O risco de um esquecimento no começo é quase inevitável.
- Mulheres que usam pílulas nem sempre encorajam seus parceiros a usarem camisinha, tornando-a assim mais exposta à doenças sexualmente transmissíveis.
- Devido à mudança hormonal, algumas mulheres perdem o controle de seu peso.
- Antibióticos podem influenciar na eficiência da pílula.

Sem comentários: